segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HAITI

Começo este Post, consternado e muito triste. Um tremor de 7.2 graus, na Escala Richter, devastou todo o Haiti, deixando um rastro de sangue e morte por toda a parte.

Estima-se que o número de mortos pode chegar a duzentas mil pessoas (Fonte: http://www.haitipressnetwork.com/), além de milhares de feridos e desabrigados. O país de mais de oito milhões de habitantes ficou em ruínas.

A população agora sofre com a sede e a fome que assola todo o país. Milhares de voluntários, de toda parte do mundo, como médicos, bombeiros e outros profissionais estão se sensibilizaram com a situação do Haiti e estão se deslocando para a ilha, a fim de ajudar os nossos pobres irmãos.

A maior parte da economia, do país mais pobre das Américas, deriva-se basicamente da agricultura, o índice de analfabetismo chega a quase 50%. O Haiti sofre com uma altíssima taxa de desemprego e subemprego; mais de dois terços da população em empregos informais.

O Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. Capital: Porto Príncipe.

No século XVIII, o Haiti, então chamado de Saint-Domingue, e governado pelos franceses, era a mais próspera colônia no Novo Mundo. Seu solo enormemente fértil produzia uma grande abundância de colheitas e atraiu milhares de colonizadores franceses.

Desde o período de colonização o Haiti possui uma economia primária. Produzia açúcar de excelente qualidade, que concorreu com o açúcar brasileiro no século XVII e junto com toda produção das Antilhas serviu para a desvalorização do açúcar brasileiro na Europa. Após vários regimes ditatoriais, hoje em dia seu principal produto de exportação ainda continua sendo o açúcar, além de outros produtos como banana, manga, milho, batata-doce, legumes, tubérculos e muito mais.

Salvador Reclama, vem prestar sua solidariedade aos familiares das vitimas do terremoto no Haiti.

Peço encarecidamente a todos vossos irmãos que ajude o Haiti, abaixo segue a conta bancária da Cruz Vermelha. O valor da doação não interessa, o importante é que façamos a nossa parte.

Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco: HSBC
Agência: 1276
CC: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51

Acesse o site da CRUZ VERMELHA (http://www.cruzvermelhani.org.br/) e tenha mais informações sobre o Haiti.




2 comentários:

  1. Correção: Não é escala Richard e sim escala Richter. O Haiti não fica nas Caraibas (aliás esse lugar não existe) e sim no Caribe.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a correção. É sempre bom ter leitores que participam de forma construtiva o nosso blog.

    O Caribe (português brasileiro) ou Caraíbas (português europeu) constituem uma região do continente americano, formada pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares no Mar do Caribe, também chamados de Antilhas ou Índias Ocidentais, nome originado pela crença inicial de que o continente americano fosse na verdade a Índia. Os nascidos nas Ilhas do Caribe são denominados de caribenhos ou oxalés, língua originária das tribos nativas do Caribe.

    O Caribe está localizado na placa tectónica do mesmo nome - a Placa Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central. Na fronteira desta placa com a Placa Sul-americana, a leste, junto ao Oceano Atlântico, existe uma zona de subducção vulcanicamente ativa, que originou as Pequenas Antilhas.

    Toda a área, em especial as suas muitas ilhas, é conhecida como Caraíbas, Caribe ou Antilhas.

    Segue um mapa para melhor visualização;

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9c/CaribbeanIslands_PT.png/800px-CaribbeanIslands_PT.png

    Abraços

    Salvador Reclama

    ResponderExcluir